AdobeStock 478075171 scaled

Avaliação de incomodidade – ruído de baixas frequências

O ruído de baixa frequência pode ter graves implicações na saúde humana. Saiba mais sobre como avaliar e controlar esse tipo de ruído.

O ruído de baixa frequência pode ter graves implicações na saúde humana, podendo causar irritação, insónias, cansaço, stress e até mesmo problemas cardiovasculares a longo prazo. Além disso, este tipo de ruído é especialmente difícil de lidar, pois muitas vezes não é audível para a maioria das pessoas, mas ainda assim pode ser sentido e perturbador para algumas.

A avaliação de incomodidade causada por ruído de baixa frequência é um processo complexo que requer a análise de múltiplos fatores, incluindo a intensidade do som, a duração e a frequência. Para além disso, é também importante considerar as características do ambiente em questão, tais como a presença de outras fontes de ruído e o tipo de construção do edifício.

No entanto, existem algumas medidas de controlo que podem ser tomadas, como a limitação de ruídos provenientes de indústrias ou de obras em zonas residenciais, bem como a avaliação dos níveis de ruído em edifícios sensíveis, como escolas e hospitais.

É importante salientar que a legislação europeia sobre ruído de baixa frequência é relativamente limitada, tendo em conta a sua potencial impacto na saúde pública. Em alguns países na Europa e no resto do mundo as características especificas do ruído de baixa frequência, no que se refere à incomodidade gerada, são conhecidas e já existe legislação especifica, bem como boas práticas identificadas e quantificadas.

A Lei Geral do Ruído (Decreto 9/2007) não responde a esta realidade e não caracteriza adequadamente a reação de incomodidade das pessoas na presença deste tipo de ruído de acordo com o que é o conhecimento técnico atual (se pretender aprofundar este assunto clique aqui).

Para responder a esta lacuna da legislação portuguesa a dBwave.i disponibiliza este tipo de avaliação de acordo com normalização com provas dadas.

Porquê a dBwave

Certificação

Todo o nosso equipamento está calibrado e certificado por laboratórios acreditados, todos os processos utilizados seguem as normas legais, resultando em validade jurídica dos relatórios.

Rastreabilidade

Por se utilizar equipamento e processos certificados, todas as nossas medições e análises possuem uma cadeia de rastreabilidade.

Capacidade

Possuímos o maior e mais ativo laboratório de acústica e vibrações da Península Ibérica, bem como equipas de campo em quatro países.

Experiência

20 anos de atividade, os projetos mais complexos e desafiantes, dezenas de milhares de medições em campo e laboratório, milhares de simulações e testes, dezenas de “papers” de investigação publicados.

Os relatórios produzidos pela dBwave possuem validade legal e enquadramento jurídico, sendo passíveis de utilizar como prova em processo judicial ou na demonstração do cumprimento de obrigações legais ou regulamentares.

Obtenha uma opinião fundamentada ou uma proposta para as suas necessidades