Ainda é comum ocorrer, sob pressão de circunstâncias e com alguma ignorância das capacidades atuais da engenharia acústica, a implementação de investimentos avultados, feitos mais ou menos avulso, em medidas de redução de ruído. Por mais ao menos a avulso referimo-nos a investimentos feitos com base no “ouvidómetro”, quase à adivinhação e sem uma forte justificação técnica. Algumas vezes, quase por sorte, o resultado destes investimentos é bom, mas algumas vezes não o é….Esta abordagem não é compatível com os requisitos de gestão de hoje em dia, em que é norma uma detalhada justificação de cada euro investido.
A dBwave foi abordada por uma empresa industrial que pretendia reduzir o ruido a que os seus trabalhadores estavam expostos numa nova nave industrial. Requisito fundamental era o de todos os investimentos necessários ao cumprimento deste objetivo, terem uma justificação técnica completa e nomeadamente saber-se:
- No final da implementação das medidas de redução de ruído, os trabalhadores ficarem expostos a níveis de ruído pré-definidos, inferiores aos existentes;
- Isto seja alcançado através da implementação de uma ou mais medidas;
- Estas medidas cumpram, constrangimentos de diversa ordem, existentes nas instalações emissoras de ruído;
- Se conheçam as diversas alternativas de medidas existentes;
- Se conheça o custo de cada alternativa;
- Se conheça o impacto estimado de cada alternativa, em termos de ruído nos recetores;
- Exista garantia de resultados;
- Que a relação custo/beneficio seja a melhor.
A metodologia implementada pela dBwave recorre á modelação numérica e permite o cumprimento integral dos objetivos atrás referidos. A seguir pode-se ver um mapa de ruido do interior de uma instalação industrial.
Para mais informação sobre este serviço clique aqui.