equalizer

Medição de Isolamento Sonoro

Explore nosso guia completo sobre medição de isolamento sonoro, incluindo os métodos utilizados e os índices de isolamento sonoro efetivo e corrigido.


Medição de Isolamento Sonoro

Para caracterizar o isolamento sonoro são utilizados os seguintes índices:
isolamento sonoro efetivo
isolamento sonoro corrigido

O isolamento sonoro efectivo D define-se simplesmente como a diferença em dB entre o nível na emissão, L1, e o nível na recepção L2 : D = L1- L2.
Esta diferença é dada para cada banda de frequências ou globalmente . As medições normalizadas ISO utilizam um dado ruído (em geral ruído rosa ou ruído de tráfego rodoviário) na sala de emissão. A diferença de níveis pode ser dada em bandas de oitava ou em  bandas de terço de oitava, em dB ou em dB(A).
Ordens de grandeza:
– 35 dB(A) consegue-se ouvir tudo.
– 40 dB(A) a conversação não é inteligível.
-50 dB(A) a conversação é inaudível.

Isolamento Sonoro Corrigido

Em alguns países, o isolamento sonoro corrigido entre dois espaços fechados DnT tem em conta que a maioria dos quartos e salas de habitações ocupadas apresenta um tempo de reverberação em torno de 0,5 s. As medições de campo são então normalizadas para este valor.
DnT = D + 10 log T/T0,
em que T0 é o tempo de reverberação de referencia de 0,5 s e T é o tempo de reverberação medido no espaço de receção.
Noutros países (caso de Portugal) utiliza-se uma área de absorção sonora equivalente de referência ( frequentemente tomada igual a 10 m2). Temos, neste caso:
DnA = D + 10 log A0/A.

Realizamos ensaios para verificação por comparação com os requisitos legais previstos no Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios, aprovado pelo D.L. 129/2002, republicado a 9 de Junho de 2008 (integrando as alterações descritas no D.L. 96/2008).

Os ensaios de avaliação acústica realizados são os seguintes:

  • D nT,w – índice de isolamento sonoro – sons aéreos
  • nT,w – índice de isolamento sonoro – sons de percussão
  • D 2m,nT,w – índice de isolamento sonoro – sons aéreos de fachadas
O Laboratório de Ruído e Vibrações da dBwave.i está acreditado pelo IPAC, com o nº. de certificado L0219, para realização deste ensaio.

As normas utilizadas são:

  • Medição do isolamento a sons de percussão de pavimentos e determinação do índice de isolamento sonoro – NP EN ISO 16283-2, NP EN ISO 717-2 (excetuando o isolamento sonoro padronizado de baixa frequência, em compartimentos de volume inferior a 25m3)
  • Medição do isolamento sonoro a sons aéreos de fachada e elementos de fachada e determinação do índice de isolamento sonoro – Método global com altifalante – NP EN ISO 16283-3, NP EN ISO 717-1 (excetuando o isolamento sonoro padronizado de baixa frequência, em compartimentos de volume inferior a 25m3)
  • Medição do isolamento sonoro a sons aéreos entre compartimentos e determinação do índice de isolamento sonoro – NP EN ISO 16283-1, NP EN ISO 717-1 (excetuando o isolamento sonoro padronizado de baixa frequência, em compartimentos de volume inferior a 25m3).

Porquê a dBwave

Certificação

Todo o nosso equipamento está calibrado e certificado por laboratórios acreditados, todos os processos utilizados seguem as normas legais, resultando em validade jurídica dos relatórios.

Rastreabilidade

Por se utilizar equipamento e processos certificados, todas as nossas medições e análises possuem uma cadeia de rastreabilidade.

Capacidade

Possuímos o maior e mais ativo laboratório de acústica e vibrações da Península Ibérica, bem como equipas de campo em quatro países.

Experiência

20 anos de atividade, os projetos mais complexos e desafiantes, dezenas de milhares de medições em campo e laboratório, milhares de simulações e testes, dezenas de “papers” de investigação publicados.

Os relatórios produzidos pela dBwave possuem validade legal e enquadramento jurídico, sendo passíveis de utilizar como prova em processo judicial ou na demonstração do cumprimento de obrigações legais ou regulamentares.

Obtenha uma opinião fundamentada ou uma proposta para as suas necessidades