Soluções para

Local de Trabalho

A exposição contínua a ruído excessivo no local de trabalho pode degradar a função auditiva. Paralelamente, a exposição a vibrações pode causar lesões permanentes.

As nossas soluções permitem aferir do cumprimento da legislação portuguesa para avaliação da exposição ao ruído em posto de trabalho (D.L. 182/2006) e avaliação da exposição a vibrações no corpo humano (D.L. 46/2006), bem como das formas de mitigação em caso de valores excessivos.

Em destaque

Cumprir a Legislação

A degradação da função auditiva caracteriza-se pelo aumento do limiar de audição.

A perda de audição caracteriza-se por ser progressiva, e varia dependendo da frequência: o limiar de audição “é empurrado para cima”.

A exposição a quantidades de ruído excessivas, normalmente durante o período de trabalho, ainda faz com que a perda de sensibilidade seja maior, que a normalmente associada à idade.

Está-se a tornar comum, em muitos países, a obrigatoriedade de cumprir requisitos acústicos e efetuar a avaliação acústica com sonómetros.

Portugal

Em Portugal, o Decreto-Lei n.º 146/2006 de 31 de Julho, retificado pela Declaração de Retificação n.º 57/2006 de 1 de Agosto, que transpôs para o regime jurídico nacional a Diretiva Europeia 2002/49/CE relativa à avaliação e gestão de ruído ambiente, estabelece numerosas disposições de implementação obrigatória relativamente ao ruído.

Angola

A Lei nº2/00 de 11 de Fevereiro – Lei Geral do Trabalho estipula:

Artigo 43.º (Deveres do empregador)

g) Tomar as medidas adequadas de higiene e segurança no trabalho, cumprir rigorosamente e velar pelo cumprimento das normas legais e das diretivas das entidades competentes sobre higiene e segurança sobre o cumprimento das normas e regras de higiene e segurança no trabalho e sobre medicina no trabalho e instruir constantemente sobre higiene e segurança no trabalho.

Cabo Verde

O Código Laboral (Decreto Legislativo Nº5/2007) estipula:

Higiene e segurança no trabalho
Artigo 136º
Medidas de higiene e segurança

Incumbe à entidade empregadora assegurar as condições de higiene e segurança no trabalho, cumprindo e fazendo cumprir as normas legais e regulamentares aplicáveis e as instruções gerais emanadas das entidades competentes.

Apoiamos o seu projeto e negócio

Estamos presentes em todas as fases

Podemos colaborar nas diversas fases da vida de uma atividade económica.

1: Ensaios:

Para caracterizar o ambiente acústico e de vibrações no local de trabalho podemos realizar diversos ensaios.

As diferentes fases em que se organiza o serviço de ensaios de avaliação acústica e de vibrações no local de trabalho, são os seguintes:

  • Análise prévia dos locais de trabalho sujeitos a avaliação
  • Realização de medições nos postos de trabalho
  • Tratamento de dados
  • Elaboração de Relatório
  • Elaboração das fichas individuais para todos os trabalhadores expostos

2: Medidas Corretivas:

Podemos também fornecer projetos e soluções de controlo de ruído e vibrações, incluindo na modalidade “chave-na-mão”.

Porquê a dBwave

Certificação

Todo o nosso equipamento está calibrado e certificado por laboratórios acreditados, todos os processos utilizados seguem as normas legais, resultando em validade jurídica dos relatórios.

Rastreabilidade

Por se utilizar equipamento e processos certificados, todas as nossas medições e análises possuem uma cadeia de rastreabilidade.

Capacidade

Possuímos o maior e mais ativo laboratório de acústica e vibrações da Península Ibérica, bem como equipas de campo em quatro países.

Experiência

20 anos de atividade, os projetos mais complexos e desafiantes, dezenas de milhares de medições em campo e laboratório, milhares de simulações e testes, dezenas de “papers” de investigação publicados.

Os relatórios produzidos pela dBwave possuem validade legal e enquadramento jurídico, sendo passíveis de utilizar como prova em processo judicial ou na demonstração do cumprimento de obrigações legais ou regulamentares.

Obtenha uma opinião fundamentada ou uma proposta para as suas necessidades